O que é fisioterapia pelvica?

Uma das áreas de especialização da fisioterapia! Vem ganhando espaço e visibilidade nos últimos anos, mas afinal, você sabe o que um profissional dessa área faz?

Lara Kandauroff

selective focus photography of woman holding yellow petaled flowers
selective focus photography of woman holding yellow petaled flowers

Para entender o que faz essa especialização, precisamos entender primeiramente, o que é fisioterapia!

A fisioterapia é a área da saúde que trata disfunções do movimento, sejam elas causadas por uma lesão muscular, articular, de pele ou até neurológica! Mas o que é uma disfunção do movimento? É tudo aquilo que te impede ou dificulta de realizar movimento corporais, dificultando a realização das tarefas do dia a dia, reduzindo a qualidade de vida, tirando a liberdade de fazer o que você gosta!

É muito comum ver pessoas indo para fisioterapia por conta de uma dor no joelho, essa dor é ou gera uma disfunção do movimento. A dor pode te limitar de diversas formas, te impede de subir escadas, de fazer uma caminhada mais longa, de saltar de alegria, de se agachar para pegar o seu filho no colo!

Fisioterapeuta é o profissional que vai tratar essas disfunções e te devolver liberdade e qualidade de vida!

Mas como a fisioterapia pélvica entra nessa historia?

Nós fisioterapeutas pélvicas estamos aqui para tratar das disfunções de movimento do assoalho pélvico. Para quem não esta familiarizado, o assoalho pélvico é uma estrutura do corpo humano composta de músculos e fáscias, ele fecha a parte inferior da pelve (também conhecida como "bacia"). São os músculos da região intima que se conectam no períneo.

Entendendo a função para entender as disfunções

Essa estrutura tem as funções de sustentar os órgãos pélvicos, continência urinaria e fecal, função sexual, função de relaxar para permitir um parto, a evacuação e esvaziar completamente a bexiga. Quando essa estrutura esta em desequilíbrio, as disfunções aparecem!

Prolapso de órgãos pélvicos? Bexiga caída? É quando o assoalho pélvico não esta mais dando conta de sustentar esses órgãos no lugar. A mulher com essa condição começa a sentir um peso na vagina no final do dia, começa a ter dificuldade de esvaziar a bexiga ou dificuldade para segurar o xixi, não sai mais de casa sem pensar e planejar as idas ao banheiro, tolera menos tempo em pé por conta do incomodo, tem dificuldade de realizar tarefas mais pesadas devido ao desconforto.

Dor na relação sexual? O assoalho pélvico esta intimamente envolvido em todas as fases da relação, desde a excitação até o orgasmo! Em qualquer um desses momentos, seja no homem ou na mulher, pode acontecer uma dor! E não, não é normal. Outras disfunções podem acontecer como uma incapacidade ou dificuldade de ter um orgasmo, de se excitar, de manter uma ereção.

Constipação? Sensação de que não terminou de evacuar? O assoalho pélvico pode estar com uma disfunção do relaxamento, ele acaba se tornando uma barreira no momento de evacuar, prolongando o tempo da evacuação, podendo até gerar dor.

Incontinência urinaria? Bexiga solta? Também é uma disfunção do assoalho pélvico. Gera limitações no movimento, como medo de fazer algum esforço e ter um escape, medo de sair de casa e não encontrar um banheiro.

Tudo isso é tratado na fisioterapia pélvica! Como qualquer fisioterapeuta, estamos aqui para devolver liberdade e qualidade de vida! A liberdade de sair de casa sem medo, o prazer de evacuar com qualidade, a liberdade de ter uma relação sexual sem dor, liberdade de não usar absorvente todos os dias.

E isso é só um pouco do que essa profissão maravilhosa tem a oferecer de valor!

Se identificou com alguma das disfunções citadas e acredita que precisa da ajuda de uma fisioterapeuta pélvica? Clica no botão a baixo e fale diretamente comigo!